-
Arquitetos: COBE, Sweco Architects
- Área: 12500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj - COAST
-
Fabricantes: ACO Drainage, CADO, G9
Descrição enviada pela equipe de projeto. A história da Praça Israels Plads reflete a história da transformação de Copenhague. Esta praça central é o lugar onde havia antigamente um anel de fortificação para proteção. À medida que a cidade se estendia gradualmente, a praça tornou-se uma vibrante praça de mercado - até a década de 1950, quando se transformou em um estacionamento sem vida. A nova praça é elevada acima do nível da rua existente - pairando sobre os muitos carros que costumavam dominar a Israels Plads, e que agora estão no estacionamento subterrâneo.
Os carros são literalmente varridos sob o novo tapete urbano. A praça também funciona como uma transição entre dois mundos, a cidade e o parque vizinho. O caráter paisagístico do parque continua na praça na forma do padrão orgânico das árvores. Para o leste e oeste, a praça é levantada e dobrada, criando nichos. Além disso, tem uma expressão escultural que se refere ao passado histórico como parte das fortificações. A superfície funciona como um grande playground urbano e espaço para outras atividades físicas.
Na superfície, instalações únicas foram criadas para gerar inspiração e espaço para diferentes tipos de atividades. Por exemplo, os recortes amorfos apresentam bancadas redondas sob as copas das árvores, onde as pessoas podem observar a vida na praça. Há um oásis verde ao lado da escola vizinha e generosas áreas para jogos de bola são projetadas em escavações arredondadas. A ideia, com a nova Israels Plads, é comemorar o significado e a história do espaço e revitalizá-lo, transformando-o em um lugar vibrante e diversificado para todos os tipos de pessoas - para lazer, cultura, atividades e eventos públicos.